Reforma Residência Vila Ipojuca

(Obra publicada na revista A.C, edição nov/2017).

ESTRATÉGIAS PARA SOBRADO GEMINADO

LUZ E VENTILAÇÃO ERA O QUE SE BUSCAVA COM A PROPOSTA DA REFORMA PARA UM SOBRADO GEMINADO LOCALIZADO NA VILA IPOJUCA, BAIRRO DA REGIÃO OESTE DA CAPITAL PAULISTA. O PROJETO EXPLOROU, ESTRATEGICAMENTE, ILUMINAÇÃO ZENITAL, VENTILAÇÃO NATURAL, PLANTA INTEGRADA, RECURSOS VISUAIS E NOVAS MATERIALIDADES

O bairro da Vila Ipojuca, zona oeste da cidade de São Paulo, tem, como característica marcante, traçado viário irregular. Por consequência, a configuração das quadras não segue os padrões comumente encontrados – quadráticos ou retangulares – e assim, o bairro resulta em um desenho de malha urbana não ortogonal.

Tal leitura do território permite compreender parte dos porquês que delinearam o traçado característico dos lotes da região que, em sua maioria, são bastante estreitos, compridos e direcionam para construções que trabalhem com o máximo coeficiente de aproveitamento do terreno e praticamente anulem recuos.

A reforma da casa que seguia esses padrões construtivos, concebida pelo escritório paulistano 23 Sul, tinha, justamente, como principal objetivo a adequação de alguns aspectos da antiga construção: ampliar entradas de luz e ventilação natural para qualificar a ambientação interna.